Grafite na Casa Mateus

1-Grafite Casa

1-5-Grafite Casa 2

Sob o auxílio de recursos financeiros advindos de comerciantes e sujeitos sociais do território, e o apoio de arte dos Grafiteiros Hardcore Maua Phavella Crew Stencil Art e Crew Ferraz Guarda Chuva protagonizou-se atividade socioeducativa de Grafite ao dia 23 de Maio de 2015 a 39 atores sociais, abordando o histórico do Grafite e sua prática como intervenção social as variáveis mazelas sofridas.

Embasados pelo conteúdo teórico ministrado pelo convidado Ale Willys, Educador Social, se, pois em prática o talento de intervenção em arte reproduzindo imagens de posterior cunho a debates sobre a Globalização, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Ideologias e Repressão, Responsabilização do Estado, Família e Sociedade, Concepções dos núcleos Familiares, a importância do Estudo, e os eixos de emancipação, identidade, autonomia, protagonismo e direitos, bem como a marca de cada ator presente com a representação de vossas mãos e\ou frases de reflexão.

A prática do Grafite in loco proporcionou mais que a construção de um espaço cada vez mais agradável, lúdico e de reflexão social, protagoniza a comunidade um novo modelo de intervenção social, uma expressão do empoderamento de cada criança, adolescente e núcleo familiar.

3-Grafite Casa 4

2-Grafite Casa 5

4-Grafite Casa 3

Anúncios

Visitas da Alemanha

3-P1080397

A Paróquia do ABCD é a fundadora e mantenedora da Casa Mateus. Mantém duas instituições diaconais (Centro Social Heliodor Hesse, em Santo André) e Casa Mateus. Ambas chamam a atenção de pessoas em todo o mundo.

  • No dia 30 de março recebemos a visita de mais um grupo de pessoas da Alemanha. O jovem Niklas Volkmer, acompanhado de sua mãe, Carola e pelo tio Jörg, bem como da amiga brasileira Eduarda.
  • Ficaram impressionados com a qualidade do trabalho e o cuidado com as instalações.
  • Essas boas impressões motivaram o jovem Niklas Volkmer (o mais alto na foto) a fazer um período de voluntariado na Casa Mateus, iniciando em novembro.
  • Já existe um número maior de pessoas na Paróquia, comprometidas com o Centro Social e a Casa Mateus, mas ainda é muito pouco. O ideal seria que cada membro da Paróquia do ABCD se sentisse comprometido com essas duas obras, orando por elas e contribuindo para a realização dos seus trabalhos.

1-P1080395  6-P1080400

Celebrações de Páscoa

6-P1080413

Para marcar a Páscoa cristã junto às crianças da Casa Mateus, o pastor Carlos foi convidado pela nova coordenadora geral a ter dois momentos de celebração na quinta-feira, dia 02 de abril de 2015.

  • o símbolo usado para falar da vida que brota onde se acha que não sairá mais nada, foi o da BORBOLETA.
  • as crianças cantaram, oraram e ouviram uma mensagem de fé e esperança proferida pelo pastor, e, por fim, receberam com humildade uma bênção de Deus.
  • uma iniciativa importante da nova coordenadora, que compreende a estreita relação da Casa Mateus com a Paróquia do ABCD.

3-P1080416

Instalações no culto

P1090914

No culto do dia 29 de março de 2015 realizado na Igreja da Ressurreição da Paróquia do ABCD foram instaladas a nova Direção da Casa Mateus, bem como a nova coordenadora geral.

Vejam AQUI

a nova constituição da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal da Casa Mateus.

Serviu como assistente da coordenadora Viviane a ativista dos Direitos Humanos Maria Ferreira de Souza – Loló – que a indicou para concorrer ao cargo.

Ed Carlos - Cons. Fiscal; pastor Carlos; Ricardo - Vice-presidente; Luís Claudio - Cons. Consultivo.

Ed Carlos – Cons. Fiscal; pastor Carlos; Ricardo – Vice-presidente; Luís Claudio – Cons. Consultivo.

Reunião conjunta

1-04-unnamed5

No dia 25 de março de 2015 ocorreu a primeira reunião conjunta de todas/os agentes da Casa Mateus na nova gestão da coordenadora geral.

A reunião foi iniciada com reflexão bíblico-teológica do pastor Carlos sobre a o tema do dia: a anunciação do nascimento de Jesus à Maria. Destaca-se a humildade da Maria ao saber-se escolhida para algo tão especial.

Seguiu-se uma rodada de apresentações das pessoas presentes, o que foi bem proveitoso.

Na Ordem do Dia, uma pauta cheia de importantes temas que dizem respeito ao funcionamento da Casa Mateus.

Nova coordenadora na Casa Mateus

25-P1080296

Desde o dia 02 de março a Casa Mateus conta mais uma vez com uma pessoa na coordenação geral.

– Viviane Carvalho Marques da Cunha tem uma sólida formação e conta com bastante experiência na área social; ela sente-se plenamente identificada com a visão diaconal da nossa Igreja e está em condições de fazer a ponte entre a Casa Mateus e a Paróquia do ABCD.

– Entre os desafios que tem pela frente na condução da Casa, encontra-se em primeiro plano a captação de recursos para aliviar o constante “stress” que significa mensalmente manter os trabalhos da entidade.

– Desejamos a ela a bênção de Deus em seu trabalho e esperamos que conte com a compreensão e o apoio interna e externamente.

Novo agente na área de dança

2-Tiago - dança

Desde fevereiro está atuando entre nós o jovem Tiago Cavalcanti, na área de dança.

– Dança é uma oficina que tem grande procura entre as crianças e jovens que são referenciadas e entre as que buscam nossos serviços.

– Tiago já mostrou sua grande energia e competência na Oficina de Férias que conduziu em fevereiro.

– Que seja bem-vinda e que consiga participar com seus dons na caminhada por um mundo melhor através desta oficina.

Elisângela deixa a Casa Mateus

Elisângela em seu local preferido!

Elisângela em seu local preferido!

Depois de 17 anos dedicados com carinho e muita competência às crianças, jovens e famílias ligadas à Casa Mateus, nossa agente social da área de Informática nos deixa para encarar outros desafios.

Funcionárias, direção e comunidade agradecem por seus serviços que sempre foram mais que profissionais pois incluíram uma dedicação ímpar para cada pessoa em particular.

Ao mesmo tempo, desejamos sucesso e realização no novo trabalho, em São Bernardo do Campo.

Estagiária na Informática

1-Mirian - Informatica

A jovem Miriam de A. Felix Stampini, estudante de Pedagogia veio para a Casa Mateus para fazer um Estágio na área da Informática. Mas, com a saída da Elisângela ela topou momentaneamente o desafio e assumir a oficina até seja realizada uma nova contratação.

Com a ajuda da coordenadora pedagógica Luciana, Miriam vai dar continuidade à oficina que mais atrai crianças e jovens para a participação.

Damos a ela as melhores boas-vindas e expressamos o desejo de um trabalho abençoado na Casa Mateus.

 

Aquisições para a cozinha

2-DSC04828

Com a colaboração da entidade “Help Alliance” de funcionários/as da Lufthansa, estamos qualificando o lanche das crianças/jovens que participam das nossas oficinas.

– para preparar bolos e outros alimentos nutritivos, pode ser adquirida uma nova batedeira, que virá a facilitar bastante o trabalho da nossa eficiente e dedicada merendeira Maronita.

1-maronita01