Diaconia Luterana

Diaconia é a palavra chave que caracteriza a Igreja Luterana

logo abcd

Os trabalhos do Centro Comunitário Casa Mateus foram iniciados em 21 de setembro de 1980. Dois anos antes, por iniciativa de membros da Paróquia do ABCD (vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), fora iniciado um trabalho diaconal no Parque das Américas.

Nesses mais de trinta anos de atividades, o objetivo tem permanecido o de apoiar famílias de baixa renda, buscando um melhor nível de qualidade de vida para a comunidade onde está inserida. A Casa Mateus – como é conhecida – já faz parte da história do bairro Parque das Américas que, com mais de 40 mil habitantes, é o segundo maior em densidade demográfica na cidade de Mauá.

O ponto de partida foi a organização de grupos de mulheres, promovendo a sua capacitação profissional, passando para o acompanhamento escolar de crianças e adolescentes e a qualificação de jovens e adultos.

O NOSSO DESAFIO

Existem leis que priorizam o direito de crianças e adolescentes à educação, saúde, alimentação, esporte, lazer, profissionalização; mesmo assim, a difícil realidade da periferia das grandes cidades tem levado muitos a trocarem a escola pelo trabalho, a valorização de conceitos culturais pelo tráfico de drogas, a busca de um mundo melhor pelo mundo da marginalidade. Crianças chegam aos 11 anos sem estarem alfabetizadas e adolescentes aos 15 sem nunca terem estado num cinema ou teatro.

Assumimos o desafio de inverter esta espiral de sofrimento e marginalização na qual entram inúmeros jovens que não tiveram uma oportunidade de conhecer e viver algo diferente. Nos propomos a desafiar a lógica da exclusão e da violência e a criar novos horizontes, que passem pela dignidade e pelo respeito aos direitos inerentes a todos os seres humanos.

Nesta missão, sentimo-nos vinculados programaticamente à Igreja que deu início à Casa Mateus e com a qual mantém uma ligação orgânica.

Anúncios