Programas Sociais

A Casa Mateus organiza suas atividades em três grandes Programas:

                                                                                                                                                       DSC084541. Educação com Arte

Visa a constituição de um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia por meio de atividades focadas no caráter social e cultural com crianças e adolescentes (7 a 15 anos).

O Programa Educação com Arte é composto por atividades socioeducativas, tais como:

  • Canto Coral com iniciação à flauta doce;
  • Informática Educativa;
  • Violão;
  • Violino;
  • Dança.

Biblioteca Comunitária

A Biblioteca Comunitária Vinicius de Moraes, integrante do Polo de Leitura LiteraSampa (http://literasampa.blogspot.com.br/) está aberta para toda a comunidade do Parque das Américas. O trabalho é  mantido em cooperação técnica e financeira pelo Instituto C&A. As ações visam o incentivo a leitura literária em crianças e adolescentes. Sabemos que infelizmente os números voltados para a leitura no país, estão longe de serem números ideais, a partir daí, a Casa Mateus contribui para que essa realidade seja mudada. Acreditamos que a leitura transforma e que é possível sim fazer com que crianças e adolescentes tenham gosto pela leitura.
Vale ressaltar que todas as atividades participam da Mediação de leitura, que é uma das ações principais desenvolvidas por Bruna Oliveira- atendente da biblioteca e mediadora de leitura.

2. Apoio às FamíliasDSC02728-400

O Programa tem como premissas acompanhar e promover atividades junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, em especial às famílias das crianças e adolescentes matriculados na Casa Mateus, favorecendo o fortalecimento de sua autonomia  e responsabilidade social.

Para o fortalecimento dessas famílias, nossas ações incluem a vivência de uma espiritualidade acolhedora, ecumênica e abrangente.

1-P10503463. Programa Jovens em Ação

Este Programa tem por objetivo contribuir para a formação da identidade, resgate da autoestima estimulando a resolução pacífica de conflitos, a busca por formas não violentas de relacionamentos e pela melhoria na qualidade de vida.

Atrelado a esse trabalho também está na qualificação do jovem para a busca do seu primeiro emprego. Infelizmente no ano de 2014 não conseguimos nenhuma parceria para que esse trabalho tão importante fosse realizado. 

Anúncios